quarta-feira, 5 de março de 2014


As “doenças” da gestação. Como aliviar enjoos, azias e afins

Imagem: mamaes.net

    Durante a gravidez passamos por momentos um tanto difíceis. Acordar enjoada, vomitar, ter azia, prisão de ventre... É tanta coisa que parece que a gente está doente. Mas gravidez não é doença e tem uma série de coisas que você pode fazer para aliviar. Vou falar um pouco do que senti até agora e o que funcionou para mim. Mas talvez você precise de medicamentos, e aí só o seu obstetra pode ajudar, ok?

- Enjoos       
Muito comuns principalmente no primeiro trimestre, os enjoos têm uma duração bastante relativa. Os meus, por exemplo, me acompanharam até o sexto mês, mas tem gente que passa os nove meses enjoando e outras não sentem o mal estar nem uma vez. Algumas dicas veganas podem te ajudar a no mínimo aliviar essa “fase”. Uma coisa que funcionou comigo durante um tempo, foi comer bolachas água e sal antes de qualquer alimento pela manhã. Algumas marcas são veganas, então “olho nos rótulos”.
Coma primeiro e só depois escove os dentes. Normalmente se você escova assim que acorda, os enjoos pioram. Outra dica é não ficar mais de 3h sem se alimentar. Isso era o que mais agravava meus enjoos. Tenha sempre a mão castanhas, amendoins, biscoitos e frutas. Cuidado com o sal e o açúcar, por isso prefira comprar tudo o mais natural possível.
Às vezes, tomar água ou algum líquido muito rápido também dá ânsia de vômito. Então, tome devagar, mas não deixe de beber água. Ela é muito importante. Mais um dica, congele água de coco ou chupe um limão, isso alivia muito o enjoo.

- Vômitos
Nesses quase oito meses eu cheguei a vomitar duas vezes. Nos dois momentos, a causa foi tomar um copo de suco muito rápido. Por isso, tento sempre beber líquidos devagar e quando possível, acompanhado de algum alimento seco como bolachas, castanhas ou pão.
Se você vomita muito, avise ao seu médico. O vômito desidrata e pode causar grandes transtornos na gravidez.

- Azia
Não tinha sentido essa queimação até engravidar. O que me ajudou bastante foi comer uma maçã sem a casca. Outras coisas que podem ajudar a prevenir a azia são diminuir o café e alimentos com cafeína, se alimentar em intervalos de 3h em 3h e comer pouco de cada vez. Se nada disso resolver para você, o seu médico pode receitar algum medicamento.

- Tonturas
Por conta do peso adquirido, a grávida pode sentir certo desequilíbrio ao andar e ficar tonta ao levantar. Tome cuidado com escadas, segure sempre no corrimão e procure usar sapatos que não escorreguem. Nada de saltos, a menos que você esteja muito segura. O melhor são as sapatilhas ou sapatos Anabela, que além de confortáveis conferem bastante estilo ao look.

- Inchaços
Eu não tive até agora, mas normalmente a causa dos inchaços é o exagero na quantidade de sal na comida, ficar muito tempo em pé ou alguma tendência hereditária. Avalie com seu médico o melhor tratamento, mas a princípio, diminuir o sal e procurar caminhar ou sentar sempre que passar muito tempo em pé, já pode aliviar bastante.

- Dores
Dor nas costas, nas pernas, nos pés... Isso tudo é muito comum e até compreensível pelo peso que estamos carregando. Exercícios físicos podem ajudar e muito a aliviar essas dores. No meu caso, não tive muita disposição para sair de casa e ir para a academia, mas pratico algumas posturas de yoga, o que já alivia bastante. Massagem nas costas e pernas também são uma grande aliada da grávida, por isso, não tenha medo de pedir ajuda ao marido! 

- Falta de ar
O bebê e o aumento do útero podem empurrar os órgãos e causar desconforto na respiração. Se você estiver deitada, mudar de posição às vezes ajuda. Se estiver em pé procure sentar um pouco. Caso esteja sentada, levante e caminhe. Se nada disso resolver, procure seu médico.

- Pressão alta
Esse problema pode ser causado por diversos fatores. Somente o médico pode dizer qual o melhor tratamento. Ajuda na prevenção diminuir o sal na comida, procurar se alimentar de forma saudável, praticar exercícios e relaxar.

- Infecção urinária
Durante a gestação você vai fazer exames de urina diversas vezes. Qualquer incômodo na hora de fazer xixi ou mudança na urina deve ser comunicada ao médico. A infecção urinária pode entre outras coisas levar ao parto prematuro. Por isso, beba bastante água e sucos, vá ao banheiro sempre que sentir vontade (não prenda!!) e procure fazer a higiene de forma correta.

- Prisão de ventre
Fibras e frutas (principalmente mamão e banana) ajudam a prevenir problemas na hora de fazer o nº 2. Mas se estiver com problemas mesmo assim, procure logo seu médico. Quando agravada, a prisão de ventre pode levar a quadros de hemorroidas. 



0

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...