quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014


Gravidez vegana: missão nada impossível.


    Desde que engravidei minha vontade era a de fazer posts em um blog sobre estar grávida e ser vegana, e o fato de que isso não é nada demais. Estou grávida de sete meses do José Miguel e é a minha primeira gravidez. E, a primeira pergunta que as pessoas me fazem quando me veem com um barrigão é: você tá tomando suplementos, não é? (Cara de susto e/ou reprovação antes mesmo de eu responder).


Pessoal! TODA gestante toma suplementos. E não é por causa da dieta que elas têm, se é boa ou ruim. O nome já diz, é um complemento, o seu corpo agora abriga um outro ser, é normal precisar de mais nutrientes e assim, de alguma complementação alimentar. Claro, a alimentação também deve ser bem variada, mas deixo isso para outro post.
Para começar, a maioria dos médicos indica que toda mulher que está “tentando” engravidar, comece a tomar ácido fólico. Essa substância ajuda a prevenir doenças no tubo neural do bebê. Isso não quer dizer que se você não tomar o seu bebê vai nascer necessariamente com algum problema, mas nada melhor que a prevenção.


    Eu não tinha planos de engravidar agora, então só comecei a tomar ácido fólico quando descobri a gestação. Mesmo assim, as pesquisas indicam que a alimentação vegana equilibrada, já é rica em alimentos com folato (a exemplo das verduras verdes - couve, brócolis, espinafre e escarola – que por sua vez também são ricos em cálcio; os feijões e as frutas cítricas).
Na primeira consulta de pré-natal os médicos costumam prescrever um suplemento vitamínico para grávidas. Isso é rotina com todas, não só com as veganas.
    Além disso, algumas substâncias muito importantes para quem está grávida – independente da dieta: ferro (vou falar dele num post específico), ômega 3 (que você supre com uma colher de sopa de óleo de linhaça por dia / sem contar que já existem suplementos de óleo de linhaça em cápsulas vegetais), vitamina D (facilmente conseguida com exposição de 20 minutos ao sol – pois o nosso corpo já produz, o sol ajuda a absorver) e vitamina B12. Essa sim você precisa suplementar por que só é encontrada em alimentos de origem animal.


No entanto é bom frisar: a deficiência de B12 não é uma preocupação somente para os vegetarianos/veganos. Muitas pessoas que comem carnes possuem essa deficiência. Eu compro a minha numa farmácia de manipulação. Ela é sintética e feita em cápsulas vegetais.
Não sou nutricionista. Então, se você quiser pesquisar mais o que estou dizendo, tenho algumas sugestões de textos aqui, aqui e aqui.

Espero que tenham gostado e até a próxima! Se tiver alguma dúvida ou sugestão de assuntos, pode enviar pra gente!



0

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...