quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014


Anemia na gravidez não é só coisa de vegetariana!


    A anemia é uma doença grave – principalmente na gravidez, pois além dos sintomas comuns, pode inclusive levar ao parto prematuro. No entanto, ao contrário do que algumas pessoas gostam de dizer por aí, anemia não é doença que só dá em grávida vegetariana/vegana. É muito comum os níveis de ferro baixarem na gravidez por conta das necessidades do feto.
   O que você futura mamãe pode fazer para evitar a anemia, é ter uma alimentação rica em ferro, ácido fólico e vitamina C. Além disso, os médicos obstetras costumam receitar ácido fólico e um complemento vitamínico próprio para grávidas que já contém a substância.
   O que aconteceu comigo, acontece com gestantes do mundo todo, não necessariamente vegetarianas. Por conta dos enjoos frequentes e da falta de apetite, eu simplesmente abandonei a dieta saudável e passei a comer basicamente pão, comida pronta e biscoitos. Ou seja, saladas, frutas e alimentos ricos em nutrientes foram deixados de lado por que eu simplesmente não conseguia comer.
   Depois de dois meses com um bebê crescendo bastante dentro de mim e sugando os poucos nutrientes que restavam, é lógico que eu precisaria de ajuda. Foi então que o médico receitou algumas doses de ferro injetável e comprimidos extras de ferro e ácido fólico. Em pouco tempo – o espaço de uma consulta para outra, os níveis se regularizaram. E eu comecei a comer mesmo sem vontade, forçando mesmo. Quando os enjoos finalmente passaram no sexto mês, eu voltei a comer com vontade e saboreando os alimentos.
   Algumas dicas para evitar anemia são importantes, e eu gostaria de compartilhar aqui. Primeiro, é sempre bom comer feijão e os vegetais verde escuros (bastante brócolis, espinafre, couve...) junto com alguma fonte de vitamina C (laranja, limão, acerola, goiaba) para facilitar a absorção. Além disso, sempre que você for comer alguma coisa rica em ferro, tente não incluir na refeição algo rico em cálcio (principalmente se você for ovo-lacto, não consuma queijos e leite junto com ferro), pois o organismo vai absorver menos esses nutrientes.

Imagem: GNT
   Uma dica é tomar suco verde – ou o simples básico couve com limão – todos os dias. O suco em si eu não consigo tomar sempre, mas tento comer (no almoço ou jantar) uma ou duas folhas de couve temperada com limão. Ou alguma coisa com espinafre ou brócolis também temperada com limão ou acompanhada de suco de laranja – só a fruta e sem açúcar.
   A famosa multimistura, tão divulgada nas campanhas da Pastoral da Criança, também é uma boa fonte de vitaminas e ferro, e pode ser comprada em qualquer supermercado e adicionada no feijão, em sucos ou vitaminas. Só preste atenção se a que você achar tem casca de ovo, pois aí ela deixa de ser vegana. Verificar também os níveis de B12 e não deixar de tomar a vitamina na forma sintética, para evitar outros tipos de anemia, como a que ocorre por falta das vitaminas do complexo B.
    Procure um nutricionista para que ele possa direcionar sua dieta da forma que você precisa. Mas esteja consciente, você não precisa voltar a comer carne, ou deixar de ser vegetariana/vegana para ter uma gestação saudável.



Dúvidas ou sugestão de assuntos, pode enviar pra gente! Espero que tenha gostado e até a próxima!



0

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...