terça-feira, 28 de janeiro de 2014


Entrevista: Gerson Luiz (Parte 1).


Nome: Gerson Luiz
Idade:26
Cidade/ Estado/ País: Serra do Mel-RN/ Brasil
Estado Civil: Noivo
Profissão: Universitário (Pedagogia)
Vegetariano desde: 08/01/2013- vegetariano e 3 meses em transição para o veganismo.
Redes Sociais: 




1. O que significa veganismo para você?
Resumiria em poucas palavras, porém, simplesmente significativas a mim: ideologia relevante em um senso justo de direito a vida, respeito por mim e aos animais como irmãos em nossa única casa por hora, amor recompensado pela criação divina em minha consciência.

2. Como você descobriu o vegetarianismo e como depois foi a sua transição para o veganismo? O que foi mais complicado? Conte-nos sua experiência.
Já havia ouvido falar sobre vegetarianismo antes, mas não dava a mínima importância, no entanto em 2012 a 2013 tive a oportunidade de conhecer três amigas que são vegetarianas (e também não tinha conversado a respeito com elas) durante um encontro com muitos jovens de outros Estados em Natal/RN, pude conhecer um maior número de vegetarianos e haviam ficado sem almoçar no primeiro dia do encontro  porque a equipe da cozinha não havia preparado antes, foi então que minhas amigas (Nila, Karlla e Ana ) prepararam o almoço para eles. Foi nesse momento que me veio mil questionamentos à cabeça, era a primeira vez que me deparava com o fato veg(etari)ano real ali na minha frente, depois desse dia enchi elas de perguntas, e ao Google também, até que encontrei os vídeos "Terráqueos", "A Carne é Fraca", "Se os abatedouros tivesse paredes de vidro...", e outros tantos materiais disponíveis na internet, pois bem, depois nessas longas pesquisas resolvi imediatamente: "vou ser vegetariano", e assim fiz, li o máximo que pude um dia, no outro resolvi não comer mais carne de nenhuma espécie, deixei todas de uma vez, optei por ser Lacto-ovovegetariano até os nove meses, depois fui cortando os ovos e o leite, agora com esses cortes, inclusive derivados e produtos de origem animal e/ou testados  em animais nas pesquisas. Estou transitando para o veganismo. 
Nessa transição o mais complicado foi e é a aceitação  das pessoas em respeitar as escolhas do outro, mas no sentido dieta para mim foi mais difícil abandonar os ovos, o leite e seus derivados, o que complica imensuravelmente mais é encontrar produtos que não tenham traços de origem animal, mas com isso aprendi a ler melhor as informações acerca do que consumo.

3. Como sua família reagiu à sua escolha de abdicação de produtos de origem animal?
Respeito as escolhas de cada um sem questionamentos, mas nem sempre todos assim o fazem, e infelizmente fui e sou tachado de louco até hoje por alguns da família ao ponto de me mandarem comer capim, sem falar daquelas perguntas chatas que todos nós já sabemos, como por exemplo, e a mais chata: "o que você come?" Os mais próximos tentam respeitar da maneira que a capacidade em pensar a respeito lhes permite aceitar.

4. Dando uma conferida no seu blog li um post falando que será papai. Parabéns! A sua noiva é veg(etari)ana? Como será a alimentação do filho de vocês?
Obrigado. Infelizmente ainda não. Ela soube da minha escolha vegetariana antes de namorarmos, no entanto nunca quis impor isso como uma condição para que namorássemos e/ou até mesmo noivar, casar, e agora termos filhos. Desejo que a escolha e conscientização dela como a de todos que me conhecem seja  pelo meu exemplo, não por imposição minha. Mas é claro que essa conscientização com ela é mais intensa e constante, pois ela mesma me ajuda no preparo do meu cardápio vegetariano e gosta quando come também. Acredito que com o tempo ela se adapte melhor e ser veg(etari)ana seja uma escolha natural. Quanto ao nosso filho ainda estou em longas pesquisas a respeito de sua alimentação futura, mas acredito que nossa criança poderá escolher quando adulta se vai querer continuar em uma dieta veg(etari)ana, ou não, mas o máximo que puder fazer para que ele tenha uma alimentação e porque não dizer uma vida o mais vegana possível assim farei, respeitando é claro seus limites.


Para que a postagem não fique muito grande a segunda parte da entrevista será postada amanhã. Então não perca!

0

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...