quinta-feira, 19 de dezembro de 2013


Cuidados Básicos nesse Final de Ano com o Pet.

        Bom dia amigos, hoje quero falar sobre cuidados básicos e essenciais que devemos ter com os nossos amigos animais, aqueles que dividimos todos os nossos dias, nossos carinhos e proteção, os pets à quem somos tutores. Eu em casa tenho 2 lindas meninas, Princesa, uma gatinha de 2 anos e Sofia, uma cadela da mesma idade, já tive outros também e quando chega essa época do ano o cuidado precisa ser redobrado, pois as vezes podem existir viagens, passeios prolongados e aqueles malditos fogos e bombinhas que deixam os animais super nervosos. Por causa de bombas tive uma cachorra que toda vez que escutava tinha ataque epilético. Muito triste.
Então se você vai viajar, passar o Natal ou Reveillón longe dos seus pets ou até mesmo em casa saiba que cuidados tomar com a sanidade mental deles.


1. Caso você não fique em casa e não possa levar ele sempre deixe os potes de ração e água limpos e cheios em quantidade suficiente para que o animal possa se alimentar e beber água. O melhor sempre é deixar alguém cuidando do seu amigo, se você tem um vizinho ou amigo de confiança em que possa deixar a chave de sua casa com ele ou até deixar o animal na casa dessa pessoa seria melhor ainda, pois ele ficaria com uma companhia na maior parte do dia e não iria se sentir sozinho.




2. Espalhe pela casa brinquedos e petiscos oferecendo ao animal um ambiente que aguce a curiosidade dele para poder se divertir enquanto você está fora.




3. Não esqueça de trancar bem as portas e janelas e deixar um cantinho em que ele possa se esconder na hora em que as pessoas soltarem fogos. Nessa época isso é muito comum e os animais ficam com muito medo.



4. Nem é preciso falar que se você estiver com o pet fique bem longe de lugares barulhentos e mantenha a atenção redobrada. Infelizmente algumas pessoas com mau caráter aproveitam momentos de descuido e acabam roubando animais ou fazendo alguma maldade com eles.




5. Cuidado com a alimentação, não fique oferecendo restos de alimentos gordurosos, cheios de açúcares, ossos, podem perfurar seu estômago e alimentos amanhecidos. Isso faz muito mal. Caso ele faça aquela carinha de pidão e você não aguente dê petiscos próprio para cães e gatos ou ofereça frutas que ele possa comer. 



6. Para os tutores que irão viajar e não poderão levar os pets também podem procurar um pet shop ou clínica veterinária de sua confiança que ofereça estadia para cães e gatos, ou mesmo os famosos babás de animais.




7. Outra dica importantíssima se você vai viajar para fora ou dentro do país é a questão da identificação. Existe uma normativa que estabelece a necessidade de passaporte para cães e gatos que vocês podem saber mais nesse documento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lá tem falando bem direitinho como proceder e o microchip se torna essencial para a retirada do passaporte.



8. E por fim a identificação é muito importante, eu tenho certeza que seu cão ou gato não fala e se ele se perder ou acabar fugindo por causa de fogos ou outros motivos de perturbação ele não saberá como pedir ajuda para voltar. Então coleirinha com nome do animal e seu telefone são essenciais.




Espero ter ajudado!


0

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...